Os laticínios são inflamatórios?
Nutrição Dieta Anti-Inflamatória Alergias

Os laticínios são inflamatórios?

Wash L.

Laticínios não são estranhos à controvérsia.

Algumas pessoas acreditam que é inflamatório, enquanto outras professam que é anti-inflamatório.

Este artigo explica por que algumas pessoas vincularam os laticínios à inflamação e se há evidências para apoiar isso.

O que é inflamação?

A inflamação é como uma faca de dois gumes - um pouco é bom, mas demais por muito tempo é prejudicial.

A inflamação é a resposta natural do seu corpo a patógenos como bactérias e vírus, ou lesões como cortes e arranhões.

Em resposta a esses gatilhos inflamatórios, seu corpo libera mensageiros químicos especiais, como histamina, prostaglandinas e bradicinina, que sinalizam uma resposta imune para afastar patógenos ou curar e reparar tecidos danificados (1).

A resposta inflamatória pode ser aguda ou crônica, com inflamação aguda com duração de alguns dias e inflamação crônica com duração superior a 6 semanas (2).

Embora a inflamação aguda seja a primeira linha de defesa do seu corpo contra lesões ou infecções, a inflamação crônica pode ser prejudicial e danificar os tecidos e órgãos do seu corpo.

A inflamação crônica pode resultar de infecções ou lesões não tratadas, um distúrbio auto-imune como artrite reumatóide ou seus hábitos de vida - especialmente sua dieta.

Uma resposta inflamatória aguda geralmente protege você de infecção, lesão ou doença, mas pode se tornar problemática e prejudicial se se tornar crônica.

Laticínios e seus componentes

Os laticínios são produzidos a partir do leite de mamíferos, como vacas e cabras, e incluem queijo, manteiga, iogurte, sorvete e kefir.

O leite e seus derivados contêm muitos nutrientes importantes, como:

• Proteína. O leite e o iogurte fornecem proteínas que são facilmente digeridas e absorvidas pelo corpo (3).
  • Cálcio. Leite, iogurte e queijo são fontes ricas de cálcio, um mineral necessário para o funcionamento adequado dos nervos e músculos e para a saúde dos ossos (4).
  • Vitamina D. Muitos países fortalecem o leite de vaca com vitamina D, uma vitamina essencial para a saúde dos ossos, função imunológica e controle da inflamação (5).
  • Probióticos. Iogurte e kefir contêm probióticos , que são bactérias benéficas que promovem a saúde intestinal e imunológica (6).
  • Vitaminas do complexo B. Leite e iogurte são boas fontes de riboflavina, ou vitamina B-2 e vitamina B-12, ambos os quais apóiam a produção de energia e a função nervosa (7, 8).
  • Ácido linoléico conjugado (CLA). Os produtos lácteos estão entre as fontes mais ricas de CLA, um tipo de ácido graxo associado à perda de gordura e outros benefícios à saúde (9).

Além disso, o leite gordo e os produtos lácteos são ricos em gorduras saturadas, e é por isso que esses produtos causam inflamação.

Embora as gorduras saturadas não causem necessariamente inflamação, elas podem piorar a inflamação que já está presente, aumentando a absorção de moléculas inflamatórias chamadas lipopolissacarídeos (10).

Estudos observacionais também associaram o consumo de leite e laticínios a um risco aumentado de acne, uma condição inflamatória, em adolescentes e adultos jovens (11, 12).

Além disso, as pessoas podem sentir inchaço, cólicas e diarréia ao consumir laticínios e vincular esses sintomas à inflamação - embora seja provável que esses sintomas estejam relacionados à incapacidade de digerir o açúcar do leite chamado lactose (13).

De qualquer forma, muitas pessoas evitam o leite e seus derivados por medo de promover inflamação.

O leite e seus derivados contêm muitos nutrientes importantes, como vitaminas, minerais e proteínas. No entanto, os laticínios têm sido associados ao aumento da inflamação e a certas condições inflamatórias, como a acne.

Laticínios e inflamação

Está claro que o consumo de certos alimentos, incluindo frutas e legumes, pode diminuir a inflamação, enquanto outros, como carnes processadas, bebidas açucaradas e alimentos fritos, podem promover a inflamação (14, 15).

Ainda assim, a menos que você tenha alergia à proteína nos laticínios, fica menos claro se os laticínios promovem inflamação. Alguns estudos sugerem que sim, enquanto outros sugerem o oposto (16, 17).

Essas conclusões mistas são resultado de diferenças no desenho e nos métodos do estudo, no status demográfico e de saúde dos participantes do estudo e na composição da dieta, entre outros.

Uma revisão de 15 ensaios clínicos randomizados de 2012 a 2018 não encontrou efeito pró-inflamatório da ingestão de leite ou produtos lácteos em adultos saudáveis ​​ou em adultos com sobrepeso, obesidade, diabetes tipo 2 ou síndrome metabólica (18).

Pelo contrário, a revisão observou que a ingestão de laticínios estava associada a um fraco efeito anti-inflamatório nessas populações.

Esses achados são semelhantes a uma revisão anterior de 8 estudos randomizados controlados que não observaram efeito da ingestão de laticínios nos marcadores de inflamação em adultos com sobrepeso ou obesidade (19).

Outra revisão em crianças de 2 a 18 anos não encontrou evidências de que o consumo de laticínios integrais aumentasse as moléculas inflamatórias, como fator de necrose tumoral alfa e interleucina-6 (20).

Embora as evidências atuais sugiram não haver ligação entre laticínios e inflamação, são necessárias mais pesquisas para determinar se produtos lácteos individuais - e quais componentes ou nutrientes desses produtos - promovem ou diminuem a inflamação.

Por exemplo, estudos observacionais vincularam a ingestão de iogurte a um risco moderadamente diminuído de diabetes tipo 2, uma doença associada à inflamação crônica de baixo grau, enquanto a ingestão de queijo estava associada a um risco moderadamente maior da doença (16, 17).

A maioria das pesquisas sugere que o leite e os produtos lácteos não promovem inflamação. No entanto, são necessárias mais pesquisas antes que conclusões definitivas possam ser tiradas.

Inflamação é a resposta natural do seu corpo a infecções ou lesões.

Embora a inflamação aguda seja necessária para proteger e curar seu corpo, a inflamação crônica pode fazer o oposto e prejudicar seus tecidos e órgãos.

Pensa-se que o leite integral e os laticínios integrais causem inflamação porque contêm gorduras saturadas, foram implicados no desenvolvimento da acne e podem causar inchaço e dor de estômago em pessoas intolerantes à lactose.

Embora seja preciso aprender muito sobre o papel que os produtos lácteos têm na inflamação, a maioria das pesquisas sugere que os produtos lácteos como um grupo não promovem a inflamação - e que eles podem, de fato, reduzi-la.