O cobre é mais do que um metal usado para cobrir tubos. Está presente no corpo humano em pequenas quantidades e ajuda o corpo a desempenhar as funções necessárias no cérebro, no sangue e muito mais.

Existem pelo menos 12 enzimas no corpo que os médicos chamam de "cuproenzymes". Elas dependem do cobre para funcionar. Um exemplo é a tirosinase, que o corpo usa para produzir melanina, um composto presente nas células da pele. O corpo também depende do cobre para quebrar o ferro.

Os médicos chamam uma deficiência de cobre no sangue de "hipocupremia". De acordo com o Fonte confiável de British Medical Journal, a condição geralmente é subdiagnosticada.

Quais são os sintomas?
Photo by Hush Naidoo / Unsplash

Quais são os sintomas?

A deficiência de cobre pode ser difícil para os médicos diagnosticarem, porque os sintomas são como muitas outras condições. Por exemplo, os sintomas associados à deficiência de cobre são semelhantes aos da deficiência de vitamina B-12 .

Baixos níveis de cobre podem afetar o sistema imunológico e os níveis de energia de uma pessoa. Exemplos incluem:

• Sempre com frio
  • Fácil quebra óssea
  • Contusões fáceis
  • Fadiga
  • Adoecer com facilidade ou frequência
  • Pele pálida
  • Crescimento fraco
  • Inflamação da pele
  • Feridas na pele
  • Dor muscular inexplicável

Níveis de cobre muito baixos também podem causar problemas com o movimento muscular.

Causas comuns

Como o corpo absorve principalmente cobre no estômago e no intestino delgado, os problemas de ambos os órgãos geralmente afetam a capacidade da pessoa de absorver o cobre.

Muitas vezes, a deficiência de cobre é o resultado de uma cirurgia no estômago que pode afetar a absorção.

A suplementação de zinco também é uma causa comum de deficiência de cobre. Isso ocorre porque o zinco e o cobre competem pela absorção no estômago, sendo o zinco o vencedor habitual. Como resultado, o cobre não é absorvido.

Deficiência de cobre e cabelos

Como o cobre desempenha um papel importante na formação da melanina, a falta de cobre pode afetar o cabelo de uma pessoa. A melanina é importante para a pigmentação (cor) dos cabelos de uma pessoa.

Portanto, alguns médicos teorizam que baixos níveis de cobre podem afetar a cor do cabelo de uma pessoa, potencialmente levando a cabelos grisalhos prematuros.

No entanto, as ligações entre as mudanças na cor do cobre e do cabelo e a perda de cabelo não foram amplamente estudadas. Um estudo de 2013 não encontrou conexão entre os níveis de cobre no sangue e a alopecia areata , uma condição que causa queda de cabelo. (O zinco, outro metal traço, tem sido associado a potencialmente levar à perda de cabelo.)

Como é diagnosticado

Para diagnosticar a deficiência de cobre, um médico faz um histórico de saúde e pergunta que tipos de medicamentos e suplementos você está tomando. Eles consideram seus sintomas ao avaliar sua deficiência de cobre. Eles podem considerar se você possui fatores de risco.

Esses incluem:

• Suplementação em excesso de zinco
  • Histórico de cirurgia bariátrica, como bypass gástrico
  • História de gastrectomia (remoção cirúrgica de uma parte ou de todo o estômago)
  • História de cirurgia gastrointestinal alta
  • Síndrome de má absorção, como doença celíaca ou inflamatória intestinal, em que uma pessoa pode não absorver completamente todos os nutrientes em seus alimentos

Um médico também pode solicitar um exame de sangue para determinar os níveis plasmáticos de cobre para determinar se seus níveis de cobre estão baixos. Este teste não é um teste diagnóstico definitivo para a deficiência de cobre, porque outros fatores podem elevar falsamente os níveis de cobre no sangue de uma pessoa.

Os médicos geralmente consideram os níveis de cobre severamente deficientes se estiverem abaixo de 30% da faixa normal esperada.

Opções de tratamento

O tratamento inicial da deficiência de cobre pode depender do motivo pelo qual seus níveis de cobre estão baixos. Por exemplo, se você estiver tomando muito zinco, pode ser necessário reduzir os suplementos de zinco.

Os médicos geralmente recomendam um suplemento de cobre como tratamento adequado. Os suplementos de cobre no mercado incluem gluconato de cobre, sulfato de cobre e cloreto de cobre.

Tomar cerca de 2 miligramas (mg) de cobre por dia pode ajudar a corrigir uma deficiência, mas seu médico informará a dose certa para você. Aumentar a ingestão de alimentos ricos em cobre também pode ajudar.

Se sua deficiência for grave e seu médico estiver preocupado com o fato de seu corpo não absorver suplementos de cobre, eles podem prescrever tratamentos intravenosos de cobre (IV).

De acordo com o British Medical Journal, a correção da deficiência de cobre pode levar de 4 a 12 semanas.

Alimentos ricos em cobre

A ingestão média diária recomendada de cobre é de cerca de 0,9 mg. A maioria das pessoas repassa esse valor em suas dietas diárias. As fontes mais comuns de cobre nos alimentos são encontradas em pães e cereais. As melhores fontes alimentares de cobre incluem:

• Ostras (170 gramas, cozidas): 2.397 microgramas (mcg)
  • Carne de caranguejo (85 gramas): 1.005 mcg
  • Castanha de caju (28 gramas, natural): 622 mcg
  • Sementes de girassol (28 gramas, assadas a seco): 519 mcg

Pão integral e massas, brócolis, batata e banana também são ricos em cobre.

Possíveis complicações

As complicações mais comuns das deficiências de cobre são anemia, pancitopenia e ataxia:

Condição Descrição
Anemia É uma condição em que os glóbulos vermelhos de uma pessoa são baixos. Isso afeta a quantidade de oxigênio entregue aos órgãos e tecidos.
Pancitopenia É uma condição em que as três principais partes celulares do sangue são baixas. Estes incluem glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e contagem de plaquetas. Essa condição pode afetar o sistema imunológico do corpo e a saúde geral.
Ataxia É a perda de controle dos movimentos do corpo. Isso ocorre com baixos níveis de cobre, porque o sistema nervoso de uma pessoa é afetado.

Outras complicações menos comuns da deficiência de cobre incluem problemas com o desenvolvimento ósseo, perda de pigmento nos cabelos e na pele e crescimento afetado.

Qual é a perspectiva?

A deficiência de cobre é uma condição rara, mas pode ocorrer, principalmente em indivíduos submetidos a cirurgia no estômago.

Felizmente, a condição é altamente tratável através de mudanças na dieta, bem como suplementos de cobre.

Se seus níveis de cobre estiverem muito baixos, converse com seu médico ou nutricionista sobre os melhores tratamentos. Seus níveis geralmente podem ser corrigidos em algumas semanas.

Ultima atualização - 2019-10-01