## Opção 100% natural para artrite e artrose

Boswe® AKBA 10% é o extrato diferenciado da Boswellia serrata, árvore originária da Índia e Arábia Saudita, conhecida por propriedades medicinais como cicatrização de feridas, atividade antimicrobiana e, principalmente, seu potente efeito anti-inflamatório.

Esse ativo 100% natural contribui para a redução de dores, inchaços nas articulações e na rigidez matinal, aumentando a mobilidade em casos de doenças articulares crônicas, mostrando-se uma alternativa saudável para quem busca se livrar dos efeitos colaterais indesejáveis ocasionados por outros tipos de anti-inflamatórios.

O mecanismo de ação anti-inflamatória de Boswe® AKBA 10%

Por que Boswe® AKBA 10% é um extrato diferenciado?

Porque ele é padronizado em no mínimo 10% de 3-0-acetil-11-ceto-beta-boswélico, também conhecido como AKBA, substância responsável por inibir a produção da enzima 5-LOX, fundamental no processo de inflamação das articulações.

Dessa maneira, Boswe® AKBA 10% se coloca como uma alternativa inteligente para os anti-inflamatórios tradicionais, que causam muito efeitos colaterais indesejados quando usados diariamente – efeitos que quem sofre de alguns tipos de doenças articulares conhece bem!

• Anti-inflamatório natural e eficaz que age em diferentes estágios da inflamação
  • Contribui para a redução de dores, inchaços nas articulações e na rigidez matinal
  • Comprovado cientificamente
  • Aumenta a mobilidade em casos de doenças articulares crônicas
  • Não proporciona os efeitos colaterais indesejáveis ocasionados por outros tipos de anti-inflamatórios.
  • Contribui para redução da dor.
  • Contribui para a inibição da 5-lipoxigenase (lox).

Boswe® AKBA 10% é recomendado para

• Atletas
  • Pessoas com doenças articulares crônicas

200 mg por dia

## Referência Técnica do Boswe® AKBA 10%
### **Nome Científico**

Boswellia serrata extract

### **Dose usual**

200 mg/dia.

### Atribudos do Produto
  • Extrato padronizzado em Boswe® AKBA 10%, 20% de ácidos boswélicos e 35% de ácidos orgânicos totais
  • Composição com ação sinérgica
  • Anti-inflamatório natural e eficaz que age em diversas vias da inflamação
  • Aumenta a mobilidade em casos de doenças articulares crônicas

A utilização de compostos naturais que contribuam para a redução da inflamação sem promover efeitos colaterais se faz muito usual, principalmente em patologias inflamatórias crônicas, que necessitam da utilização diária e continua de anti-inflamatórios.

Boswe® AKBA 10% é um extrato diferenciad da Boswellia serrata padronizado em no mínimo 10% de AKBA, 20% de ácidos boswélicos e 35% de ácidos orgânicos totais, sendo este ativo em uma alternativa natural e eficaz de ação anti-inflamatória para a promoção de benefícios únicos em patologias crônicas como artrite reumatoide, osteoartrite, colite ulcerosa, doença de Crohn e asma.

Mecanismo de Ação

A composição de AKBA presente no Boswe® AKBA 10%, promove uma potente ação anti- inflamatória através da inibição da 5-Lipoxigenase (5-LOX), que bloqueia a biossíntese de leucotrienos, diminuindo assim a inflamação e consequentemente os desconfortos articulares causados pela mesma, como a dor e o inchaço.

Estudo comprova a ação anti-inflamatória de outros tipos de ácidos boswélicos, como o acetil-α-boswellic acid (AαBA), comprovando, portanto que o efeito anti-inflamatório do AKBA é potencializado pelos ácidos boswélicos (20%) e ácidos orgânicos (35%) totais presentes na composição do Boswe® AKBA 10%, promovendo benefícios ainda maiores.

![Mecanismo de Ação do Boswe® AKBA 10%](/content/images/2019/01/boswe-gf-1.jpg)
O estudo também demonstra a diminuição da inflamação através da inibição da sinalização do fator de transcrição nuclear NF-кB, importante para a regulação da expressão de citocinas pró-inflamatórias, como TNF-α, IL-1 entre outros.

O NF-кB encontra-se inativo no citoplasma celular quando ligado a uma proteína denominada de IкBα, responsável pela inibição deste fator de transcrição.

Quando sofre estímulo, a IкBα é fosforilada pela enzima IкBα kinase (IKK) e degradada, liberando a NF-кB que por sua vez estimulará a transcrição de citocinas, fatores de crescimento, expressão de moléculas de adesão e receptores.

Sabe-se que os ácidos Boswélicos, principalmente o ácido 3-o-acetil- 11-ceto-beta-boswélico, promove a inibição das enzimas IKK kinase, evitando a degradação da IкBα e consequentemente a ativação do NF-кB e a liberação de citocinas, como o TNF-α. Sendo assim, pode-se concluir que Boswe® AKBA 10% age em diversas vias da inflamação.

![Boswe® AKBA 10% age em diversas vias da inflamação.](/content/images/2019/01/boswe-gr-2.jpg)

Estudo IN VITRO AKBA na inibição da expressão de TNF-α em monócitos

Estudo avalia em diferentes testes os efeitos de dois ácidos boswélicos o 3-o-acetil-11-ceto-beta-boswélico (AKβBA) e o acetil-alpha-boswélico (AαBA) em monócitos humanos cultivados em meio de cultura específico,tratados durante 8 horas com os dois ácidos boswélicos.

Os monócitos cultivados foram ressuspendidos após o tratatamento com os ácidos boswélicos e adicionado ao meio lipopolissacarídeos de E. coli (100ng/mL) seguida da incubação das amostras por 6 horas, tendo como objetivo estimular a produção de TNF-α.

![O RNA presente na amostra foi isolado e submetido a análises por PCR e ELISA para a detecção de TNF-α e GAPDH (Controle).](/content/images/2019/01/boswe-gf-3.jpg)
#### Resultados dos Estudos

A análise por ELISA mostrou uma diminuição considerável de TNF-α nas culturas tratadas com AKβBA (3μM), e muito considerável nas amostras tratadas com 10μM de AKβBA e AαBA, demonstrando ser mais eficaz quando tratadas com AKβBA.

Na análise por PCR, foi observado um diminuição considerável na expressão de mRNA codificante para TNF-α nas culturas tratadas com ácidos boswélicos, sendo esta diminuição maior nas amostras tratadas com AKβBA.

Sugestão de Fórmulas

Ação anti-inflamatória para as articulações

**Boswe® AKBA 10% **200mg
**Posologia**1 dose ao dia